ESTUDO-01 VIDAS E RELACIONAMENTOS TRANSFORMADOS
DATA._____/_____/_____
ESTUDO-01
VIDAS TRANSFORMADAS, RELACIONAMENTOS TRANSFORMADOS.
Referência: Filemon 1-25
INTRODUÇÃO
Vida cristã é relacionamento. Esta carta é um manual de
relacionamento. Trata de amor, perdão, restituição e reconciliação.
Vejamos o contexto e as circunstâncias em que esta carta foi
escrita.
1. Filemon era
um homem rico, dono de escravos, convertido pelo ministério de Paulo (v. 19),
que morava em Colossos. Ele era um homem que tinha uma vida espiritual
exemplar: 1) Fé em Jesus (v. 5); 2) Amor para com todos os santos; 3) O coração
dos santos era reanimado por seu intermédio (v. 7).
2. Esta carta
é enviada a Filemon, sua esposa Áfia e seu filho e pastor Arquipo, bem como a
toda a igreja que se reunia na casa de Filemon (v. 2).
3. Paulo
estava preso em Roma. E por providência de Deus, o escravo que havia fugido da
casa de Filemon e também havia roubado de Filemon (v. 18), foge para Roma e vai
parar exatamente onde Paulo estava. E Paulo o levou a Cristo (v. 10).
4. No Império
Romano havia cerca de 60 milhões de escravos. Muitos deles eram oprimidos.
Alguns escapavam roubando os seus senhores. Quando eram capturados, eram
marcados com um (Fugitivo) na testa com ferro quente ou eram crucificados. Um
escravo não tinha direitos. Não era uma pessoa, mas uma ferramenta viva. Valia
de 500 a 50.000 denários.
5. Quando
Paulo levou Onésimo a Cristo, este passou a servi-lo, mas Paulo logo o envia de
volta ao seu dono, rogando-o que o receba como se fosse o próprio Paulo,
dispondo-se inclusive a pagar o que porventura Onézimo lhe devesse.
6. Nesta carta
aprendemos várias lições:
I. VOCÊ NUNCA É TÃO GRANDE COMO QUANDO VOCÊ É HUMILDE – V.
1,8,9,14,19
1. Paulo não
se apresenta como apóstolo, mas como prisioneiro de Cristo
• Quando vai
interceder por um escravo, coloca-se no nível dele e em vez de usar sua
autoridade de apóstolo, apresenta-se como o prisioneiro de Cristo (v. 1) e o
velho (v. 9). Quando vai defender a causa de alguém que o mundo considerava
apenas um objeto do seu dono, chama-o de “meu filho” (v. 10), “o meu próprio
coração” (v. 12).
• Paulo
compreende que as circunstâncias podem estar fora do nosso controle, mas não do
controle de Deus: 1) Ele não se considera prisioneiro de Roma ou de César, mas
de Cristo – É Cristo quem está no controle da sua vida. 2) A fuga de Onézimo
estava fora do calendário de Filemon, mas não fora controle da agenda de Deus
(v. 15,16).
2. Paulo não
usa sua autoridade de apóstolo para impor sua vontade a Filemon, mas solicita
com amor
• Se Paulo
não tivesse ganhado o coração de Filemon, Onézimo poderia ter tido uma recepção
gelada. Paulo prefere apelar em nome do amor do que ordenar (v. 8,9).
• Muitas
vezes podemos fechar portas em vez de abri-las quando exercemos uma autoridade
autoritária, em vez de uma postura humilde.
II. VOCÊ NUNCA DEVE PERDER UMA OPORTUNIDADE PARA ELOGIAR
SINCERAMENTE AS PESSOAS – V. 4-7
1. Paulo
destaca a vida fiel de Filemon tanto para com Deus como para com os irmãos – v.
4-5
• Paulo
agradece a Deus em oração pelo relacionamento de Filemon com Jesus e com os
irmãos. Qual foi a última vez que você agradeceu a Deus pela vida de uma pessoa
e disse isso para ela? Às vezes, nós só falamos para os irmãos os seus pontos
negativos, mas e o encorajamento?
2. Paulo
enaltece os efeitos do amor Filemon na vida das pessoas – v. 7
• Paulo não
era daquilo tipo de crente que achava que é perigoso fazer elogios sinceros. Diga
para as pessoas que elas são uma bênção. Diga para elas que você tem sido
abençoado por intermédio da vida delas. Diga para elas que muitos são
consolados por intermédio do ministério delas. A casa de Filemon era um oásis.
• Sua vida
tem sido um refrigério para as pessoas que vivem ao seu redor. Quando as
pessoas oram por você podem fazê-lo com alegria ou sempre com lágrimas?
• O amor
cristão sempre abençoa as pessoas: 1) Gratidão pelo melhor dos outros – v. 4;
2) Procura o bem dos outros – v. 10. 3) Lida honestamente com os outros – v.
12; 4) Leva o fardo dos outros – v. 18; 5) Crê o melhor dos outros – v. 21.
III. VOCÊ NUNCA DEVE PERDER A OPORTUNIDADE DE SER UM
PACIFICADOR – V. 8-16
• Paulo usou
cinco fortes argumentos para apelar a Filemon, a fim de que recebesse com bom
grado a Onézimo de volta. Paulo foi um intercessor, um mediador, um
pacificador.
• Temos nós
construídos pontes ou cavado abismos entre as pessoas?
1. Ele começou
com a reputação de Filemon como um homem que abençoava as pessoas – v. 8
• As palavras
“pois bem” conectam-se com o fato de que Filemon era um homem que reanimava o
coração dos santos. Agora, Paulo está lhe dando a oportunidade de refrigerar o
seu próprio coração. Filemon tinha sido uma bênção para muitos crentes, agora
deveria ser também para um escravo fugitivo que havia se convertido.
2. Ele usou a
linguagem do amor em vez de autoridade apostólica para sensibilizar Filemon –
v. 9
• Paulo era
apóstolo, era velho e ainda estava preso. Mas em vez de ordenar, pede, suplica.
Há um ditado chinês que diz que “pegamos mais moscas com uma gota de mel do que
com um barril de fel”.
3. O terceiro apelo de Filemon foi a conversão de Onézimo –
v. 10
• Onézimo era
apenas um escravo ladrão e fugitivo, mas agora é filho na fé de Paulo e irmão
na fé de Filemon. Em Cristo não há escravo nem livre (Gl 3:28). Isso não
significa que quando uma pessoa é convertida que sua condição social muda ou
que suas dívidas não devem mais ser pagas. Mas significa que Onézimo agora tem
uma nova posição diante de Deus e diante do povo de Deus e Filemon tem que
levar isso em consideração.
• A vida de
Onézimo pode ser dividida em 5 partes: 1) Na Casa de Filemon – sua desonestidade;
2) Em Roma – Uma grande cidade de liberdades sem limites e muitas tentações; 3)
Sob a influência da pregação de Paulo – Um ouvinte e um convertido; 4) Na
prisão, como um ajudante de Paulo – Sua conversão se prova pelo fato de deixar
as más companhias, servir a Paulo e estar pronto a voltar ao seu senhor; 5) Na
casa do seu senhor novamente – Retorno, reconciliação e alegria.
4. O quarto
apelo era que Onézimo era útil para Paulo em seu ministério em Roma – v. 11-14
• O nome
Onézimo significa ÚTIL e o nome Filemon (AFEIÇOADO OU AQUELE QUE É GENTIL). Se
o escravo que se tornara inútil, agora é útil, não deveria o nome do patrão
fazer jús também ao seu significado?
• Paulo
poderia ter mantido Onézimo consigo em Roma, mas resolveu devolvê-lo ao seu
senhor, como alguém útil.
• O evangelho
transforma as pessoas: um inútil numa pessoa útil. Um escravo, num irmão; um
ladrão em uma pessoa honesta; um fugitivo em alguém que volta para pedir
perdão.
5. O quinto
apelo relata a providência divina – v. 15-16
• Como
crentes devemos crer que Deus está no controle das situações e circunstâncias
masi difíceis (Rm 8:28). A fuga de Onézimo não apanhou Deus de surpresa. Deus o
levou a Paulo em Roma para salvá-lo e devolvê-lo como um irmão ao seu senhor.
• Onézimo foi
para Roma como um escravo, mas voltou como um irmão.
• Paulo com
esses argumentos encoraja Filemon a perdoar o seu escravo e a recebê-lo como a
um irmão.
IV. VOCÊ NUNCA DEVE DESISTIR DE VER O PODER DO EVANGELHO
PREVALECENDO NA VIDA DAS PESSOAS – V. 17-25
1. Precisamos
aprender que não existem pessoas mais importantes do que outras – v. 17
• Paulo, o
apóstolo de Cristo roga a Filemon para receber o escravo convertido como se fosse
ele mesmo. Isso quer dizer que não existe uma pessoa mais importante do que
outra na igreja de Deus. Somos todos iguais. Somos todos companheiros de
jornada. ILUSTRAÇÃO: Erlo Stegen ao receber algumas autoridades sul africanas
ficou com vergonha dos zulus e fechou a janela para que as autoridades não
vissem os negros e o Espírito lhe disse: Ao fechares a janela, ficarei do lado
de fora.
2. Precisamos
aprender a nos identificar com as falhas das pessoas – v. 18-19
• Paulo pediu
a Filemon para receber a Onézimo como ao seu próprio coração (v. 12). Paulo
estava pronto a colocar a dívida de Onézimo em sua própria conta (v. 18,19).
Isso é profunda identificação. Temos que ter compaixão pelos que erram. O
Cristianismo transforma o pior escravo no melhor dos homens livres.
• Isso é uma
ilustração do que Jesus fez por nós. Lutero disse que todos nós somos ONÉZIMOS.
O povo de Deus foi tão identificado com Jesus que o Pai nos recebe como ao seu
próprio Filho. Somos aceitos no Amado (Ef 2:6). Fomos vestidos em sua justiça
(2 Co 5:21). A palavra “recebe-o” no verso 17 é receber dentro do círculo
familiar. Imagine um escravo entrando dentro do círculo familiar do seu senhor.
Imagine um pecador entrando na família de Deus!
• Paulo não
sugere que Filemon ignore os crimes de Onézimo. Mas oferece-se para pagar sua
dívida. A linguagem do v. 19 soa como uma nota promissória legal. Não bastou o
amor de Deus para nos salvar. Ele salvou-nos por sua graça. E graça é amor que
paga um preço! Ele pagou a nossa dívida. Isso é a doutrina da imputação. Cristo
morreu na cruz e meus pecados foram lançados sobre ele. Quando eu confio nele,
sua justiça é lançada sobre mim. Então, Deus me recebe como recebe ao seu
Filho.
3. Precisamos
exercitar tanto a restituição como o perdão – v. 12, 17-20
• Uma pessoa
convertida tem uma transformação no seu caráter. Ele deixa de ser caloteiro.
Ele assume suas responsabilidades. Ele exercita a restituição. Paulo restitui
Onézimo e está pronto a restituir o dinheiro que Onézimo roubou.
• Mas, embora
Paulo esteja pronto a pagar a dívida, encoraja Filemon a perdoar. O perdão é a
marca de um verdadeiro cristão. Perdoar é cancelar a dívida, é não cobrá-la
mais. É deixar a outra pessoa livre.
4. Precisamos aprender sobre o glorioso
poder de Jesus para salvar
• Jesus
apanha um escravo fugitivo e faz dele um homem livre, santo, salvo, útil. Não
há caso perdido para Jesus. Não devemos desistir de pregar nem de esperar a
transformação das pessoas. Jesus ainda continua transformando escravos em
homens livres. O evangelho transforma um escravo em irmão.
5. Precisamos
compreender que uma pessoa convertida se torna uma pessoa útil nas mãos de Deus
– 11
• Uma pessoa
convertida precisa ser uma bênção. Ela tem uma transformação radical na vida.
Ela não é mais a mesma. Suas palavras mudam. Sua conduta muda. Suas atitudes
mudam. Antes um problema, agora uma bênção.
• Uma pessoa
convertida é uma bênção permanente – v. 15
CONCLUSÃO
1. Paulo
termina a carta com uma saudação cheia de ensinos: 1) Quando se faz as coisas
do jeito de Deus, os resultados sempre transcendem as expectativas – v. 21; 2)
Tudo o que Deus faz, o faz através da intercessão do povo de Deus – v. 22; 3)
Demas, amou o presente século e abandonou o apóstolo depois de um tempo de
caminhada. Isso não significa perda da salvação, mas alerta que algumas pessoas
podem estar envolvidas na obra sem serem da obra.
Rev. Hernandes Dias Lopes
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